Economia e Finanças: Momento-chave, oportunidade de investimentos

Luiz Maia


icone facebook icone twitter icone whatsapp


Recife, 19/04, 16a semana do mês!

(dia dos povos indígenas, semana do Dia da Terra, 22/04)

 

Bora falar, hoje, com o pessoal que aplica ou pretende aplicar em ações. Muitos analistas consideram que as empresas no Brasil estão relativamente baratas... haveria até uma BOA OPORTUNIDADE de entrada para investidores na B3, ainda mais se as taxas de juros realmente passarem a cair, no próximo mês.

Aos alertas tradicionais, primeiro:

  1. NINGUÉM deve aplicar na chamada RENDA VARIÁVEL se ainda não tiver feito uma reserva financeira... pra se proteger daquelas surpresinhas... e do danado do cheque especial;
  2. NINGUÉM deve achar que vai acertar na mosca... escolher uma única empresa que vai se tornaria o novo Google;
  3. E NINGUÉM deve abrir mão de um bom assessor de investimentos, naquela ilusão de que vai ganhar muito dinheiro... fácil e rápido;

Pelo contrário: o mercado de ações costuma ser uma opção muito boa pra quem pode se planejar para 15 ou 20 anos à frente; e uma boa assessoria financeira não faz mal a ninguém.

Números

Em todo caso, o que a gente vê é que as ações de QUASE TODOS os setores no Brasil caíram BEM nos últimos 12 meses. Só como referência, de abril de 22 pra cá o IBOVESPA caiu cerca de 9%. Mas enquanto as ações do setor de consumo e varejo (Índice ICON) – por exemplo – caíram mais de 30%, as do setor financeiro (IFNC) perderam, em média, apenas 4%.

Convém notar, também, que as empresas identificadas por terem nível elevado de governança, ou que são consideradas sustentáveis por conta de suas políticas de baixo impacto ambiental também perderam valor, com quedas acima de 10%.

Enfim: parece ser uma boa hora para conversar com seu assessor financeiro e, quem sabe, dar uma recalibrada na sua carteira! No longo prazo, uma maior atenção a momentos como o de hoje fazem toda a diferença!


« Voltar