O Cenarista Ecio Costa estreia coluna no Diario PE

Luiz Maia


icone facebook icone twitter icone whatsapp


O economista e professor Ecio Costa estreia, nesta segunda-feira, a coluna semanal Economia e Negócios em Foco, que será publicada no caderno de Economia do Diario de Pernambuco. “Será um espaço para, a cada semana, trazermos uma pauta sobre os assuntos relevantes nesta área, além de pequenas notas mais quentes sobre negócios, tanto de questões em nível regional como nacional. A dinâmica será diferente, com minhas análises baseadas nas experiências que trago da academia, além das novidades do mercado”, aponta o economista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, que se especializou na University of Georgia, nos Estados Unidos.

Autor de mais de 50 artigos científicos e de livros na área de economia, Ecio Costa planeja traçar e compartilhar - com os leitores do jornal mais antigo em circulação da América Latina - análises e comentários sobre temas da atualidade, a exemplo dos impactos do Auxílio Emergencial nos municípios e a eficácia do programa para o país, tema do seu mais recente estudo. “Me proponho a expandir as discussões para temas como a retomada da economia neste momento. Saber se teremos uma recuperação em V, como afirma o ministro Paulo Guedes, ou se ela se dará de forma mais gradual”, acrescenta. O objetivo é destrinchar questões das áreas de negócios, trazendo sua experiência com diversos setores econômicos, agronegócio, economia internacional, análises setoriais do desempenho do estado, avaliação de políticas públicas, além de questões relacionadas ao crédito, de acesso, utilização e fundos institucionais.

Ao longo da carreira, Ecio conciliou o ofício de docente com sua atividade de consultoria empresarial, o que lhe trouxe muita bagagem e uma visão mais real do setor. “O que gosto muito é dessa mesclagem. Tenho a oportunidade de pegar o conceito, a teoria que vem da academia e levar para as consultorias. Em seguida, exponho isso nas entrevistas e colunas através de análises. E também posso levar os resultados da consultoria empresarial para a sala de aula. Assim, mostro aos alunos esse olhar do que está acontecendo lá fora”, aponta.

O pernambucano, nascido no Recife e criado em São Bento do Una, no Agreste do estado, saiu do país para se especializar e passou temporada de seis anos nos Estados Unidos. “Vivi até os 10 anos no interior e então meu pai decidiu voltar para a capital. Saí da escola pública Rodolfo Paiva para o colégio Santa Maria. Foi uma mudança radical na minha vida. Nunca tinha feito inglês na vida”, relembra. “Comecei a faculdade com 17 anos e terminei aos 21. Fui cursar o mestrado, doutourado e PHD em Economia pela University of Georgia. Depois, voltei para o Recife aos 26 anos como professor”, completa. Ecio também atuou como assessor econômico-financeiro de diversas empresas do setor privado.

 

Nota publicada pelo Diário de PE, em 04/07/2020.

http://www.impresso.diariodepernambuco.com.br/noticia/cadernos/economia/2020/07/economista-ecio-costa-estreia-coluna-no-diario.html


Fonte: Diário de PE

« Voltar